Este livro de 156 páginas, com a colaboração especial de
Sónia Tomé e Edite Fernandes, é a memória justificativa do projecto que teve
início no ano lectivo de 2007/2008 na Escola Básica e Secundária Pedro da
Fonseca (Proença-a-Nova) destinado a alunos com necessidades educativas
especiais. A finalidade é que os jovens possam «adquirir competências e
conhecimentos na realização das tarefas em contexto de trabalho prático, de
modo a poderem ingressar, um dia, no mercado de trabalho com alguma experiência
e autonomia.» Eles são: André Filipe, Francisco Farinha, Hugo Branco, Sara
Cardoso, Soraia Sequeira, Jacinta Fernandes, Ana Ferreira, Davide Lopes,
Jéssica Martins, Inês Sequeira, Francisco Tavares, Camila Inácio, Rafael
Venâncio e Beatriz Gonçalves. Passada a fase das bolachas, compotas, bombons,
bolos, tartes e salgados, foram organizadas seis oficinas gastronómicas: «Os
ingredientes da região», «Uma erva por prato», «Ingredientes emblemáticos com
CH», «Na cozinha vegetariana», «O mundo dos arrozes» e «Leguminosas». Graça
Mafalda e Cristina Dias são parceiros do projecto como Felismina Rodrigues,
Isabel Gaspar e Luís Sequeira da Câmara Municipal de Proença-a-Nova cujo
viveiro tem sido o espaço das actividades: «sementeira, estacaria, cultivo,
corte, recolha, secagem e embalamento». As receitas são variadas e englobam
peixe, carne, leguminosas, arroz, saladas, bebidas, sobremesas, doces,
infusões, tisanas e chás. A título de exemplo registamos a receita da página
78: Frango do campo perfumado com
lúcia-lima: «Comece por limpar bem o frango de vísceras e gorduras,
preservando ao máximo a pele. Tempere com um pouco de sal e barre muito bem com
a mostarda. Deixe repousar por cerca de 30 minutos. Pré aqueça o forno a 180º
C. Coloque o frango num tabuleiro de forno, coloque os dois limões picados com
um garfo na cavidade do frango, junte aos limões um ramo de lúcia-lima e
coloque no forno até estra assado. Deve regar ou borrifar com u pouco de água a
cada 15 minutos para que não seque demasiado. À parte pode preparar um molho de
manteiga e sumo de limão para ir regando o frango.» As fotografias são
magníficas mas a arte final do livro fica prejudicada pelo aborto ortográfico
que dizimou parte do texto das receitas. Por outro lado, o uso dos advérbios de
modo torna o texto mais pobre. Há páginas cujo número não aparece embora
referido no índice: 9, 11, 13, 29, 41, 57, 109, 119, 121, 141, 149, 151, 153,
155. Na página 37 surge 2 águas em vez de 2 garrafas, na página 41 será «o
chícharo consome-se cozido», na página 45 deverá ser «rectificando de sal se
necessário», na página 58 em «ovo-lacto-vegetariano» surge um espaço a mais,
página 71 será Índico (região do Globo) e não indico (verbo indicar), na página
81 repete a palavra (cariz agrícola, produtos agrícolas), na página 85
«lentilha, grão, fava e soja» serão leguminosas e não feijões, na página 110
falta parêntesis antes de «o linol», na página 110 surge «A manjerona é usada
uma planta perene usada como erva», na página 111 faltam vírgulas a seguir a
«possuem» e «cicatrizante», na página 113 faltam vírgulas a seguir a
«sementes», na página 116 deverá ler-se «as folhas frescas ou secas, inteiras
ou moídas» e não «As folhas frescas e secas. Inteiras ou moídas», na página 116
surgem 6 vezes as palavras usado ou usadas, na página 119 há reticências em
excesso. «Golpada», «generoso», «reserve» , «espinhar» ou «treliça» poderiam
ter figurado num glossário. (Editora:
Livros do Corvo, Desenhos e fotografias: Alunos do Projecto Escola BioAromas,
Capa e paginação: Carlos Vasconcelos, Revisão: Rita Lavos).
(Um livro por semana 554)
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