O
mais recente livro deste autor (n.1974) tem 327 páginas e integra 119 contos
curtos sendo o título retirado da página 10. «A festa dos caçadores» faz a
ligação a uma das «chaves» deste livro: a Vida em si não chega e o Cinema é uma
resposta ao seu vazio. Por isso o herói se esconde «atrás dos reposteiros da
sala» e, depois vê filmes de cowboys, cujos
heróis são conhecidos por «Jesse, Johnny, Pat, Billy ou Shane» para além do
estranho, obscuro e sombrio «homem da harmónica». E surge uma conclusão:
«Crescer é mais ou menos isto: o grito de um índio a dar lugar ao olhar
concentrado e criminoso de uma certa noção de justiça.» Natália Correia escreveu
«Nasce-se em Setúbal / Nasce-se em Pequim / Eu sou dos Açores / Mas não é assim
/ A gente só nasce / Quando somos nós / que temos as dores.» O autor refere
três lugares para nascer («uma vila do antigo Oeste», «uma capital de aldeias
divididas», «uma falésia do esquecimento») mas na página 11 propõe: «Devo ter
nascido em Rio Grande.» Já sobre a morte, podemos ler na página 96 «O último
desejo de meu pai foi que lhe lessem, uma a uma, As Elegias de Duíno.» e na 97 a conclusão «Morrer abençoado pelos
versos de Rilke terá sido morrer de braço dado com a morte, em profunda
intimidade com a morte, sem medo, sem ódio, sem solidão, sem esquecimento, com
o pouco que há de eterno dentro de nós.» Entre nascer o morrer, uma citação de
Wittgenstein explica e situa: «Os limites da minha linguagem significam os
limites do meu mundo.» O ponto de partida das histórias é o espaço de Caldas da
Rainha. Por exemplo «Na Praça da República havia um prédio maior que todos os
outros» ou «Hoje morreu um homem aqui perto de casa na estrada que liga a
rotunda da Fonte Luminosa à rotunda do CENCAL». Ou então «Arnaldo nasceu e foi
criado numa aldeia do concelho de Rio Maior chamada Arrouquelas.» e «A Esther
tinha a mania que era boa. Conheci-a numa discoteca de Alhandra.» Mas há
histórias com livros («As livrarias estão atoladas de livros escritos por
pessoas que não resistem à tentação de partilhar com o mundo as experiências
traumáticas por que passaram.» e uma conclusão: «Se os livros são como as
cerejas, os autores são como os figos: é preciso certo esforço para encontrar
os melhores.» Noutra história o ponto de partida é pessoal («Tive em tempos um
trabalho que me colocou em contacto com todos os interessados na feitura de um
livro») tal como a conclusão: «Ao contrário do que julgam alguns
neo-românticos, o melhor de se trabalhar
numa livraria está longe de ser os livros.» Uma outra tem a ver com jornalismo:
«Trabalhei durante quatro meses num jornal regional ali para as bandas de
Loures. A redacção ficava na Pontinha e o fecho era feito em Alcântara mas o
jornal era de Loures.» Outras histórias evocam não a Cidade mas a Região («O
negócio deles era o de quase toda a gente na região, a pecuária») não a Vida
mas uma metáfora mais complexa da Vida: «O Campo recolheu-se com a criança nos
braços. Às vezes lembra-se da Cidade mas ela nunca mais se lembrou do Campo.»
Já Eça de Queirós escreveu que «as ocupações humanas tendem a explorar o homem;
só essa de contar histórias se dedica amoravelmente a entretê-lo, o que tantas
vezes equivale a consolá-lo»
(Editora: Abysmo, Capa: Sal Nunkachov,
Revisão: Noémia Machado, Citações: Gustave Flaubert, Teixeira de Pascoaes e
Lucia Berlin)
[Um
livro por semana 624]