terça-feira, 19 de março de 2024

«Fernando Pessoa – Ensaio sobre o drama Octávio / Vitoriano Braga – Octávio Peça em três actos»


No âmbito da comemoração dos 80 anos da morte de Vitoriano Braga a presente edição de 135 páginas pretende (segundo Nuno Ribeiro) «constituir-se como um contributo para o conhecimento da relação entre Pessoa e Vitoriano Braga». Fernando Pessoa (1888-1935) era primo de Vitoriano Braga (1888-1940) e tem no seu espólio vário material sobre as peças de teatro deste autor que, além de dramaturgo foi fotógrafo amador, funcionário da CP, tradutor, crítico e desportista. Multifacetada figura da cultura portuguesa, foi apresentado a Fernando Pessoa por José Boavida Portugal em 27-2-1913 e escreveu nove peças de teatro entre 1908 e 1927. Três delas («Octávio», «O Milagre» e «A casaca encarnada») estavam no projecto editorial não concretizado da empresa OLISIPO, fundada por Fernando Pessoa.

O enredo da peça «Octávio» organiza-se em torno de um casamento de conveniência entre Maria da Graça e Octávio que na página 75 a adverte: «Não duvido da amizade do Ricardo mas Ricardo é um homem e um homem, por melhor que seja, vivendo na intimidade duma mulher, acompanhando-a em passeios, entrando no seu próprio quarto, usando, finalmente de uma liberdade igual à que existe entre ti e ele, tem sempre, um momento em que os encantos da mulher o inebriam.»

Fernando Pessoa, no seu ensaio sobre a peça, afirma: «Quando se compreende para querer, o fim que se busca em compreender é forçosamente a utilidade ou a vida prática. Quando se compreende só para compreender, o fim que se busca é necessariamente a verdade ou a ciência. Quando se compreende para sentir, o fim que se busca é necessariamente a beleza ou a arte.»

(Editora: Apenas Livros, Edição e Introdução: Nuno Ribeiro)

[Livros e Autores 20]

Sem comentários:

Enviar um comentário