terça-feira, 22 de novembro de 2022

«Alumbramentos» de Zetho Cunha Gonçalves

 


O título do livro remete para a citação inicial - «Este tempo não ama os alumbrados» do poeta brasileiro Murilo Mendes. Zetho Cunha Gonçalves (n.1960) sabe que o poeta não precisa de dicionários; o seu poema é, já em si, toda a gramática do Mundo.

Aqui embora pareça singular, o destinatário é múltiplo e vário: «Carrega os teus olhos com toda a força do teu Ser. Com a tua vontade inconteste, afronta o Sol e os seus astros menores: o erro, a hipocrisia, o amor, a delicadeza e a paixão serão os mesmos – com outros rostos. Quando uma porta se fecha, volta-lhe as costas – não é outro o secreto mistério dos pássaros, a depudorada leveza; imperturbável, feliz e cantante.» Porque a paixão e o poema são fenómenos da mesma ordem: «Vagarosa e de perfil, da pedra informe e súbita do mundo: magnificência – os astros em derredor, fulminados pelo desejo: rio selvática e delicadamente sôfrego, exacto. Absoluto e fatal, irradiante: paixão e poema – rutila ciência indomável» O terceiro poema mostra de modo hábil como a paixão e o poema se misturam. No início («Toda a paixão nasce unívoca») no espaço central («um nome estremece o mundo pelo corpo que devasta») e na conclusão: «E dasabam relâmpagos sobre os teus olhos – que são nocturnos e perscrutam.» Num tempo e num espaço onde a vida é precária e a morte inevitável, o poema pergunta: «Oh, meu amor – por que morrem os amantes?»

Vejamos o poema que pode ser a chave deste livro breve mas intenso: «É a voz da pedra na caligrafia do Tempo. Bate forte, bate fundo – o coração do mundo estremecendo alto, deslumbradamente vivo. Beijo cravado na idade – flor rodada, constelação. Fende a branca labareda o abrupto relâmpago pela raiz – a noite como um lençol embriagado e lúcido, acautelando os nossos corpos de estrela a estrela, jubilosamente iluminados e fatais.»

(Edição no 60º aniversário do Poeta, Disponível na Livraria Letra Livre, Calçada do Combro – Lisboa)

[Um livro por semana 695]


Sem comentários:

Enviar um comentário